Sobre a delícia de receber uma carta

Recentemente me inscrevi no Clube da Carta e imagina a minha surpresa ao chegar em casa após uma longa viagem e me deparar com a primeira delas. Meio amassadinha por conta do trajeto que fez para chegar até aqui e sim, escrita a mão! Tal como nos velhos tempos quando não existia computador, e-mail e muito menos whatsapp. Senti uma boa dose de nostalgia e me lembrei quando lá pelos meus doze anos, ou mais, eu colecionava papeis de carta.

Nas primeiras linhas já sabia de quem era a autoria: Ricardo Coiro.

Um professor muito querido da faculdade de jornalismo (Grande Zibordi!) sempre dizia que todo escritor tem a sua assinatura pessoal e que o Coiro coloca com maestria nas linhas de seus textos  e que agora pude reconhecer também na cartinha que recebi. Ele está sempre escrevendo o que a gente sente de um modo tao particular e tao nosso ao mesmo tempo que é impossível não se encantar com cada palavra! Como não me surpreender em saber que ele também guarda a mesma memória de acordar com o cheiro inconfundível do café coado e de chuva evaporando sem pressa lá do interior de Minas Gerais? Além de me identificar com o bloqueio em se definir apenas com uma frase e a dificuldade com pontos-finais. É, eu também prefiro as reticências…

cartacoiro
“A vida é bela como a lembrança que não deixo que afanem, por nada, da minha infância no sul de Minas Gerais.”

Lembro que eu adorava escrever cartinhas com canetas de várias cores, folhas perfumadas e envelopes cheios de desenhos para as amigas e também primeiros amores. Lembro bem do cuidado com cada uma delas, de ir no correio para enviar e também da ansiedade de receber uma resposta que poderia demorar meses para chegar. A minha resposta foi chegar ao final da carta com um sorriso bobo e encantado no rosto. Se fosse pra descrever esse momento com uma frase – tal como a tia da escola te pediu – seria: Um delicioso afago na alma.

Coiro, muito obrigada por isso e por ser tão sensacional!

Clique aqui para saber mais sobre o Clube da Carta.

2 thoughts on “Sobre a delícia de receber uma carta

Deixe uma Resposta

