Passado é passado?

past2

Leia ao som de Velha Roupa Colorida

Belchior dizia que o passado é como uma roupa que não nos serve mais. O que acontece quando você sabe que não serve mais e ainda assim quer guardar tudo a lembrança pra não esquecer tudo de bom que você viveu quando ainda servia? Lembranças são o que fica depois que tudo se vai. É engraçado como a gente muitas vezes diz uma coisa querendo falar outra… A última vez que te vi em meio as nossas conversas sobre as nossas mudanças e sobre como o passado nos transforma mesmo quando a gente não percebe. Eu te disse que “passado é passado” e essa frase saiu da minha boca assim sem pensar muito, quando na verdade o que eu queria ter dito que você era que meu passado que não passou. Que nada que veio antes dos seus olhos e do seu sorriso faziam diferença ou surtiam algum efeito sobre mim. Na verdade eu queria dizer que todas as pessoas que vieram antes de você passaram e não tinham mais importância, se é que um dia tiveram. Você também passou. Você não fazia mais parte da minha vida e ainda assim, sua presença continuava constante no meu pensamento, como se nunca tivesse acabado, como se nunca tivesse passado, pois tudo aquilo que eu vivi contigo era a melhor parte de mim e o único passado bom que eu ainda carregava comigo.  Porque eu só imaginava um futuro contigo. Porque meu presente era estar contigo. Eu sinto falta de mim.  Sinto falta de quem eu era antes de você e principalmente de quem eu era quando estava contigo. Antes eu era uma pessoa feliz, cheia de sonhos e esperanças. Hoje eu sou apenas sombra de um passado feliz que me encara como um retrato antigo na parede. Vejo-me naquela imagem e não sei mais quem sou. Olho pra nós hoje e não reconheço aquelas pessoas do passado. Quem será que nos tornamos nesse meio tempo? Lembranças são o que fica depois que tudo se foi. Será que nos tornamos mesmo quem gostaríamos de ser? Eu não sou a mesma de antes. Se eu te encontrasse hoje, com certeza seria menos séria e muito mais corajosa. Será que você se apaixonaria por mim assim? E você, conseguiu se tornar aquela pessoa que foi buscar quando me deixou pra trás? Espero que sim. Passado é passado. Passado é o que foi e o que passou. Mas você não, você ficou. Permanece ainda aqui dentro do coração e nem o futuro e nem o passado mais importam. Nem o perdão. Nem o tempo. Nem as marcas dele. Nem o amor que permaneceu intacto. Porque você é um passado que ficou. Você não é passado porque nunca passou. Porque no meu sonho, o meu futuro já estava todo escrito do seu lado e que antes da sua chegada em minha vida o passado era apenas um espaço vazio. E como já dizia Belchior “No presente a mente, o corpo é diferente. E o passado é uma roupa que não nos serve mais”. E você, meu amor, se reconhece no que restou?

biome

Deixe uma Resposta

