BELEZA PLASTIFICADA

Imagem

 

Leia ao som de Pink – Stupid Girls

 

Toda menina já teve uma Barbie ou já sonhou em ter uma e todas ficavam maravilhadas com tanta beleza e elegância. Realmente essa boneca, criada pelo casal Ruth Handler e Elliot Handler em homenagem a filha Bárbara em meados dos anos 50 sempre foi um sucesso de vendas, até hoje meninas e mulheres sonham com tal padrão de beleza plastificado que está muito distante da realidade, principalmente a brasileira onde existe uma mistura de raça, cores e “sabores”. A mulher brasileira é mais encorpada, tanto que a preferencia nacional dos homens é a bunda e, ainda assim, vivemos em busca do estereótipo criado pelas modelos magérrimas ou por brinquedos como a Barbie. Isso é imposto a nós desde pequenas.

A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo: costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta. A Barbie influenciou uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo Ela marcou gerações inteiras e continua até hoje, devido à personalidade que lhe foi associada e o padrão de beleza que simboliza. Não é raro muitas meninas e adolescentes quererem se parecer com a Barbie e hoje são feitas até procedimentos cirúrgicos para chegar a esse objetivo. A boneca é um padrão e uma referencia para jovens do mundo todo apesar de ser um brinquedo originalmente norte-americano. Você já parou pra pensar como ela seria se fosse uma adolescente real de 19 anos? A partir de pesquisas realizadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos o artista americano  Nickolay Lamm resolveu dar uma repaginada na boneca mais famosa  do mundo e aproximá-la da nossa realidade através de um projeto em 3D. Ela seria assim:

Imagem

O que o artista quis nos mostrar com essa pesquisa é que se a Barbie original fosse ampliada para o tamanho de uma pessoa de verdade, suas medidas seriam totalmente irreais para os padrões humanos, pois as medidas da boneca não condizem com a realidade, provavelmente se aproximaria de um quadro de anorexia, isso poderia trazer uma influencia negativa para as jovens:

“Este projeto recebeu críticas porque as pessoas dizem que a Barbie é apenas um brinquedo e que não pode fazer mal algum. Mas se criticamos modelos muito magras, devemos estar abertos à possibilidade de que a Barbie pode influenciar negativamente as meninas também”, disse o artista ao Daily Mail.

Imagem

Em minha opinião não é preciso ser uma bonequinha plastificada para ser bonita, nem todo mundo é perfeito e isso é o que nos faz únicos.  Portanto aceite o seu corpinho mini e as suas gordurinhas aqui e ali, pois são esses “defeitinhos” que te fazem especiais.

Fontes: Wikipedia, Dicas de Mulher, Chic Gloria Kalil

biome

Anúncios

One thought on “BELEZA PLASTIFICADA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s